Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física

Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes bolsistas do PIBID/Física da UTFPR. Foi trabalhada uma técnica de ensino buscando desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)...

ver descrição completa

Principais autores: Margoti, Giuliano, Oliveira, Wesley Astudillo de, Martins, Alisson Antonio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10757
recordtype ojs
spelling peri-article-107572022-10-18T23:53:47Z Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física Margoti, Giuliano Oliveira, Wesley Astudillo de Martins, Alisson Antonio Educação/Ensino-aprendizagem Ensino de Física; Debate fundamentado; Ciência, Tecnologia e Sociedade Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes bolsistas do PIBID/Física da UTFPR. Foi trabalhada uma técnica de ensino buscando desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A técnica adotada foi a do debate fundamentado, que é uma clássica forma de abordagem baseada na conversação e argumentação. O objetivo principal da atividade foi fazer com que os alunos desenvolvessem um pensamento crítico com respeito à preservação do meio ambiente, criando argumentos para defender a linha de pensamento defendida pelo seu grupo. A atividade se dispôs ao longo de duas aulas, e os resultados serão apresentados no decorrer desta pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Relato de experiência application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757 10.3895/actio.v1n1.10757 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757/6981 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Margoti, Giuliano
Oliveira, Wesley Astudillo de
Martins, Alisson Antonio
spellingShingle Margoti, Giuliano
Oliveira, Wesley Astudillo de
Martins, Alisson Antonio
Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física
author_sort Margoti, Giuliano
title Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física
title_short Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física
title_full Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física
title_fullStr Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física
title_full_unstemmed Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física
title_sort debate sobre cts no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto pibid/física
description Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes bolsistas do PIBID/Física da UTFPR. Foi trabalhada uma técnica de ensino buscando desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A técnica adotada foi a do debate fundamentado, que é uma clássica forma de abordagem baseada na conversação e argumentação. O objetivo principal da atividade foi fazer com que os alunos desenvolvessem um pensamento crítico com respeito à preservação do meio ambiente, criando argumentos para defender a linha de pensamento defendida pelo seu grupo. A atividade se dispôs ao longo de duas aulas, e os resultados serão apresentados no decorrer desta pesquisa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757
_version_ 1805450880850329600
score 10,814766