Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física
Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes bolsistas do PIBID/Física da UTFPR. Foi trabalhada uma técnica de ensino buscando desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)...
Principais autores: | Margoti, Giuliano, Oliveira, Wesley Astudillo de, Martins, Alisson Antonio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10757 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-107572022-10-18T23:53:47Z Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física Margoti, Giuliano Oliveira, Wesley Astudillo de Martins, Alisson Antonio Educação/Ensino-aprendizagem Ensino de Física; Debate fundamentado; Ciência, Tecnologia e Sociedade Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes bolsistas do PIBID/Física da UTFPR. Foi trabalhada uma técnica de ensino buscando desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A técnica adotada foi a do debate fundamentado, que é uma clássica forma de abordagem baseada na conversação e argumentação. O objetivo principal da atividade foi fazer com que os alunos desenvolvessem um pensamento crítico com respeito à preservação do meio ambiente, criando argumentos para defender a linha de pensamento defendida pelo seu grupo. A atividade se dispôs ao longo de duas aulas, e os resultados serão apresentados no decorrer desta pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Relato de experiência application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757 10.3895/actio.v1n1.10757 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757/6981 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Margoti, Giuliano Oliveira, Wesley Astudillo de Martins, Alisson Antonio |
spellingShingle |
Margoti, Giuliano Oliveira, Wesley Astudillo de Martins, Alisson Antonio Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física |
author_sort |
Margoti, Giuliano |
title |
Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física |
title_short |
Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física |
title_full |
Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física |
title_fullStr |
Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física |
title_full_unstemmed |
Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física |
title_sort |
debate sobre cts no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto pibid/física |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes bolsistas do PIBID/Física da UTFPR. Foi trabalhada uma técnica de ensino buscando desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A técnica adotada foi a do debate fundamentado, que é uma clássica forma de abordagem baseada na conversação e argumentação. O objetivo principal da atividade foi fazer com que os alunos desenvolvessem um pensamento crítico com respeito à preservação do meio ambiente, criando argumentos para defender a linha de pensamento defendida pelo seu grupo. A atividade se dispôs ao longo de duas aulas, e os resultados serão apresentados no decorrer desta pesquisa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10757 |
_version_ |
1805450880850329600 |
score |
10,814766 |