Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências

Este artigo tem o objetivo de analisar as percepções de um grupo de doutorandos de um programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia de uma Universidade Federal brasileira sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo de comunicação WhatsApp na educação/ensino de Ciênc...

ver descrição completa

Principais autores: Prsybyciem, Moises Marques, Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto, Miquelin, Awdry Feisser, Silva, Sani de Carvalho Rutz da, Vier, Rejane Fernandes da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/11622
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-11622
recordtype ojs
spelling peri-article-116222022-10-20T14:34:57Z Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências Prsybyciem, Moises Marques Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Miquelin, Awdry Feisser Silva, Sani de Carvalho Rutz da Vier, Rejane Fernandes da Silva Ciências Humanas e Tecnologia Educacional WhatsApp; Ensino híbrido; Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC; Ensino - Ciências Este artigo tem o objetivo de analisar as percepções de um grupo de doutorandos de um programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia de uma Universidade Federal brasileira sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo de comunicação WhatsApp na educação/ensino de Ciências. A metodologia utilizada tem abordagem quantitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados/construídos, junto a vinte doutorandos, a partir da aplicação de um questionário online e analisados segundo as noções da análise de conteúdo. Os principais resultados apontam como possibilidades pedagógicas a utilização do WhatsApp como ambiente tecnológico para promoção de um ensino híbrido nas Ciências, permitindo o envio e compartilhamento de atividades/conteúdos, criação de grupos, comunicação instantânea entre professores/estudantes, criação de redes de interação, motivação e espaço para acompanhamento de atividades. Esses resultados contribuem para estimular o desenvolvimento de novos trabalhos, explorando, assim o ensino híbrido por meio da mídia e rede social WhatsApp nas Ciências para além da sala de aula, pois essa relação ainda é pouco explorada por pesquisadores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-06-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/11622 10.3895/etr.v5n1.11622 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 5, n. 1 (2021); 70-89 2594-3901 10.3895/etr.v5n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/11622/8358 Direitos autorais 2021 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Prsybyciem, Moises Marques
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Miquelin, Awdry Feisser
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Vier, Rejane Fernandes da Silva
spellingShingle Prsybyciem, Moises Marques
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Miquelin, Awdry Feisser
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Vier, Rejane Fernandes da Silva
Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências
author_sort Prsybyciem, Moises Marques
title Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências
title_short Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências
title_full Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências
title_fullStr Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências
title_full_unstemmed Análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo WhatsApp no ensino de Ciências
title_sort análise das percepções de doutorandos sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo whatsapp no ensino de ciências
description Este artigo tem o objetivo de analisar as percepções de um grupo de doutorandos de um programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia de uma Universidade Federal brasileira sobre as possibilidades pedagógicas da utilização do aplicativo de comunicação WhatsApp na educação/ensino de Ciências. A metodologia utilizada tem abordagem quantitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados/construídos, junto a vinte doutorandos, a partir da aplicação de um questionário online e analisados segundo as noções da análise de conteúdo. Os principais resultados apontam como possibilidades pedagógicas a utilização do WhatsApp como ambiente tecnológico para promoção de um ensino híbrido nas Ciências, permitindo o envio e compartilhamento de atividades/conteúdos, criação de grupos, comunicação instantânea entre professores/estudantes, criação de redes de interação, motivação e espaço para acompanhamento de atividades. Esses resultados contribuem para estimular o desenvolvimento de novos trabalhos, explorando, assim o ensino híbrido por meio da mídia e rede social WhatsApp nas Ciências para além da sala de aula, pois essa relação ainda é pouco explorada por pesquisadores.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/11622
_version_ 1805451609520472064
score 10,814766