Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum)

O objetivo deste estudo foi elaborar e analisar as propriedades tecnológicas de filmes de gelatina extraída da pele de tambaqui (Colossoma macropomum) com adição de glicerol e sorbitol. Os filmes de gelatina de peixe com a adição dos plastificantes sorbitol e glicerol foram produzidos com diferentes...

ver descrição completa

Principais autores: Moia, Paula Josielen Santos, Lourenço, Lúcia de Fátima Henriques, Sousa, Consuelo Lúcia Lima, Batista, Jáira Thayse Souza, Joele, Maria Regina Sarkis Peixoto, Araujo, Eder Augusto Furtado
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/12556
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12556
recordtype ojs
spelling peri-article-125562022-10-19T09:35:14Z Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum) Moia, Paula Josielen Santos Lourenço, Lúcia de Fátima Henriques Sousa, Consuelo Lúcia Lima Batista, Jáira Thayse Souza Joele, Maria Regina Sarkis Peixoto Araujo, Eder Augusto Furtado 5.07.00.00-6 Ciência e Tecnologia de Alimentos Filmes Biodegradáveis; Resíduos; Pele de peixe; Transformação O objetivo deste estudo foi elaborar e analisar as propriedades tecnológicas de filmes de gelatina extraída da pele de tambaqui (Colossoma macropomum) com adição de glicerol e sorbitol. Os filmes de gelatina de peixe com a adição dos plastificantes sorbitol e glicerol foram produzidos com diferentes volumes da solução formadora de filmes (20, 30 e 40 mL), e avaliada a influência nas suas características.  Os filmes foram caracterizados quanto a espessura, propriedades mecânicas (resistência a tração e elongação), permeabilidade ao vapor de água (PVA) e cor. A espessura dos filmes variou de 0,092 a 0,138 mm mas, apenas o filme produzido com 40 mL de solução apresentou diferença (p<0,05), entre os plastificantes. A resistência à tração e elongação foram mais elevadas nos filmes com 30 mL de solução com sorbitol e glicerol, respectivamente. Os filmes com sorbitol e glicerol não apresentaram diferença na permeabilidade ao vapor de água (PVA), entre os plastificantes e os diferentes volumes da solução formadora de filme.  O filme com sorbitol apresentou as melhores propriedades tecnológicas: menor espessura, maior resistência a tração e menor PVA. Todos os filmes apresentaram alta luminosidade e a coordenada a* não influenciou na cor mas, o parâmetro b* mostrou tendência ao amarelo pálido. O ΔE (diferença total de cor) e a WI (brancura), foram diferentes (p<0,05) apenas para os filmes com glicerol. A pele de tambaqui pode ser uma alternativa para a elaboração de filmes biodegradáveis que podem começar a substituir as embalagens sintéticas e minimizar a deposição de resíduos no meio ambiente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES CNPq 2021-09-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/12556 10.3895/rbta.v15n1.12556 Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 15, n. 2 (2021) 1981-3686 10.3895/rbta.v15n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/12556/8545 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/12556/1809 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Moia, Paula Josielen Santos
Lourenço, Lúcia de Fátima Henriques
Sousa, Consuelo Lúcia Lima
Batista, Jáira Thayse Souza
Joele, Maria Regina Sarkis Peixoto
Araujo, Eder Augusto Furtado
spellingShingle Moia, Paula Josielen Santos
Lourenço, Lúcia de Fátima Henriques
Sousa, Consuelo Lúcia Lima
Batista, Jáira Thayse Souza
Joele, Maria Regina Sarkis Peixoto
Araujo, Eder Augusto Furtado
Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum)
author_sort Moia, Paula Josielen Santos
title Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum)
title_short Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum)
title_full Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum)
title_fullStr Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum)
title_full_unstemmed Efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (Colossoma macropomum)
title_sort efeito dos plastificantes sorbitol e glicerol em filmes de gelatina da pele de tambaqui (colossoma macropomum)
description O objetivo deste estudo foi elaborar e analisar as propriedades tecnológicas de filmes de gelatina extraída da pele de tambaqui (Colossoma macropomum) com adição de glicerol e sorbitol. Os filmes de gelatina de peixe com a adição dos plastificantes sorbitol e glicerol foram produzidos com diferentes volumes da solução formadora de filmes (20, 30 e 40 mL), e avaliada a influência nas suas características.  Os filmes foram caracterizados quanto a espessura, propriedades mecânicas (resistência a tração e elongação), permeabilidade ao vapor de água (PVA) e cor. A espessura dos filmes variou de 0,092 a 0,138 mm mas, apenas o filme produzido com 40 mL de solução apresentou diferença (p<0,05), entre os plastificantes. A resistência à tração e elongação foram mais elevadas nos filmes com 30 mL de solução com sorbitol e glicerol, respectivamente. Os filmes com sorbitol e glicerol não apresentaram diferença na permeabilidade ao vapor de água (PVA), entre os plastificantes e os diferentes volumes da solução formadora de filme.  O filme com sorbitol apresentou as melhores propriedades tecnológicas: menor espessura, maior resistência a tração e menor PVA. Todos os filmes apresentaram alta luminosidade e a coordenada a* não influenciou na cor mas, o parâmetro b* mostrou tendência ao amarelo pálido. O ΔE (diferença total de cor) e a WI (brancura), foram diferentes (p<0,05) apenas para os filmes com glicerol. A pele de tambaqui pode ser uma alternativa para a elaboração de filmes biodegradáveis que podem começar a substituir as embalagens sintéticas e minimizar a deposição de resíduos no meio ambiente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/12556
_version_ 1805449215841665024
score 10,814766