Configurações da prática como componente curricular em um curso de formação de professores de Ciências e Biologia

Planejar a docência com uma visão que una a teoria e a prática é algo complexo. Nesse contexto, a prática como componente curricular (PCC) – objeto de estudo dessa investigação – configura-se um caminho para tornar isso possível. Assim, objetiva-se investigar as configurações da PCC no Projeto Polít...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Juliana Moreira Prudente de, Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16849
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Planejar a docência com uma visão que una a teoria e a prática é algo complexo. Nesse contexto, a prática como componente curricular (PCC) – objeto de estudo dessa investigação – configura-se um caminho para tornar isso possível. Assim, objetiva-se investigar as configurações da PCC no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa por meio de análise documental no PPP vigente em 2019. Os dados indicaram que o PPP analisado cumpre a carga horária mínima prevista para a PCC, distribuída de três formas: em disciplinas específicas e de conhecimento tanto biológico como pedagógico, ao longo do curso. Há indicações gerais neste documento acerca de como desenvolver a PCC e também as ementas das disciplinas correspondentes. Considera-se que o curso analisado se diferencia do antigo modelo 3+1, ainda que com suas limitações, indicando um possível caminho na direção de uma formação mais crítico-reflexiva.