Configurações da prática como componente curricular em um curso de formação de professores de Ciências e Biologia
Planejar a docência com uma visão que una a teoria e a prática é algo complexo. Nesse contexto, a prática como componente curricular (PCC) – objeto de estudo dessa investigação – configura-se um caminho para tornar isso possível. Assim, objetiva-se investigar as configurações da PCC no Projeto Polít...
Principais autores: | Oliveira, Juliana Moreira Prudente de, Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16849 |
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peri-article-168492023-08-10T17:09:20Z Configurações da prática como componente curricular em um curso de formação de professores de Ciências e Biologia Oliveira, Juliana Moreira Prudente de Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani Currículo; Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação Currículo; Formação inicial de professores; Relação teoria e prática. Planejar a docência com uma visão que una a teoria e a prática é algo complexo. Nesse contexto, a prática como componente curricular (PCC) – objeto de estudo dessa investigação – configura-se um caminho para tornar isso possível. Assim, objetiva-se investigar as configurações da PCC no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa por meio de análise documental no PPP vigente em 2019. Os dados indicaram que o PPP analisado cumpre a carga horária mínima prevista para a PCC, distribuída de três formas: em disciplinas específicas e de conhecimento tanto biológico como pedagógico, ao longo do curso. Há indicações gerais neste documento acerca de como desenvolver a PCC e também as ementas das disciplinas correspondentes. Considera-se que o curso analisado se diferencia do antigo modelo 3+1, ainda que com suas limitações, indicando um possível caminho na direção de uma formação mais crítico-reflexiva. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16849 10.3895/etr.v7n2.16849 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 449-462 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16849/9612 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Planejar a docência com uma visão que una a teoria e a prática é algo complexo. Nesse contexto, a prática como componente curricular (PCC) – objeto de estudo dessa investigação – configura-se um caminho para tornar isso possível. Assim, objetiva-se investigar as configurações da PCC no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa por meio de análise documental no PPP vigente em 2019. Os dados indicaram que o PPP analisado cumpre a carga horária mínima prevista para a PCC, distribuída de três formas: em disciplinas específicas e de conhecimento tanto biológico como pedagógico, ao longo do curso. Há indicações gerais neste documento acerca de como desenvolver a PCC e também as ementas das disciplinas correspondentes. Considera-se que o curso analisado se diferencia do antigo modelo 3+1, ainda que com suas limitações, indicando um possível caminho na direção de uma formação mais crítico-reflexiva. |
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