Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula

A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a pa...

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Principais autores: Silveira, Bianca Nóra da, Agranionih, Neila Tonin
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432
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Resumo: A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência desenvolvida em uma turma de Ensino Médio do município de Curitiba – PR? Com vistas a trazer respostas para esta questão, foi definido como objetivo da pesquisa: analisar os aspectos que emergem de uma experiência de sala de aula no uso de um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática. A pesquisa envolveu a realização de uma atividade com Modelagem Matemática, no período letivo de 2023 em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com 14 alunos. Os dados foram coletados a partir de registros de observação, registros dos alunos e gravações em áudio. Foram analisados a partir dos aspectos: aplicabilidade, abrangência e atualidade. Os dados evidenciaram que o instrumento serve como um documento norteador do processo de observação, mediação e avaliação durante a realização de prática de Modelagem Matemática, permitindo identificar o desenvolvimento das competências pré-estabelecidas nos quadros. No entanto, também revelaram algumas limitações no seu uso em grupos maiores, nuances sobre as competências que abarca e poderia abranger, assim como aspectos que poderiam aproximá-lo mais de tendências atuais da educação.