Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula

A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a pa...

ver descrição completa

Principais autores: Silveira, Bianca Nóra da, Agranionih, Neila Tonin
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18432
recordtype ojs
spelling peri-article-184322024-08-26T22:18:29Z Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula Silveira, Bianca Nóra da Agranionih, Neila Tonin Educação - Educação Matemática Modelagem Matemática; Avaliação; Ensino Médio A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência desenvolvida em uma turma de Ensino Médio do município de Curitiba – PR? Com vistas a trazer respostas para esta questão, foi definido como objetivo da pesquisa: analisar os aspectos que emergem de uma experiência de sala de aula no uso de um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática. A pesquisa envolveu a realização de uma atividade com Modelagem Matemática, no período letivo de 2023 em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com 14 alunos. Os dados foram coletados a partir de registros de observação, registros dos alunos e gravações em áudio. Foram analisados a partir dos aspectos: aplicabilidade, abrangência e atualidade. Os dados evidenciaram que o instrumento serve como um documento norteador do processo de observação, mediação e avaliação durante a realização de prática de Modelagem Matemática, permitindo identificar o desenvolvimento das competências pré-estabelecidas nos quadros. No entanto, também revelaram algumas limitações no seu uso em grupos maiores, nuances sobre as competências que abarca e poderia abranger, assim como aspectos que poderiam aproximá-lo mais de tendências atuais da educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432 10.3895/etr.v8n2.18432 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 117-134 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432/10265 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18432/3584 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silveira, Bianca Nóra da
Agranionih, Neila Tonin
spellingShingle Silveira, Bianca Nóra da
Agranionih, Neila Tonin
Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
author_sort Silveira, Bianca Nóra da
title Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
title_short Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
title_full Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
title_fullStr Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
title_full_unstemmed Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
title_sort contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de modelagem matemática a partir de uma experiência na sala de aula
description A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência desenvolvida em uma turma de Ensino Médio do município de Curitiba – PR? Com vistas a trazer respostas para esta questão, foi definido como objetivo da pesquisa: analisar os aspectos que emergem de uma experiência de sala de aula no uso de um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática. A pesquisa envolveu a realização de uma atividade com Modelagem Matemática, no período letivo de 2023 em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com 14 alunos. Os dados foram coletados a partir de registros de observação, registros dos alunos e gravações em áudio. Foram analisados a partir dos aspectos: aplicabilidade, abrangência e atualidade. Os dados evidenciaram que o instrumento serve como um documento norteador do processo de observação, mediação e avaliação durante a realização de prática de Modelagem Matemática, permitindo identificar o desenvolvimento das competências pré-estabelecidas nos quadros. No entanto, também revelaram algumas limitações no seu uso em grupos maiores, nuances sobre as competências que abarca e poderia abranger, assim como aspectos que poderiam aproximá-lo mais de tendências atuais da educação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432
_version_ 1808615588979802112
score 10,814766