Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a pa...
Principais autores: | Silveira, Bianca Nóra da, Agranionih, Neila Tonin |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18432 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-184322024-08-26T22:18:29Z Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula Silveira, Bianca Nóra da Agranionih, Neila Tonin Educação - Educação Matemática Modelagem Matemática; Avaliação; Ensino Médio A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência desenvolvida em uma turma de Ensino Médio do município de Curitiba – PR? Com vistas a trazer respostas para esta questão, foi definido como objetivo da pesquisa: analisar os aspectos que emergem de uma experiência de sala de aula no uso de um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática. A pesquisa envolveu a realização de uma atividade com Modelagem Matemática, no período letivo de 2023 em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com 14 alunos. Os dados foram coletados a partir de registros de observação, registros dos alunos e gravações em áudio. Foram analisados a partir dos aspectos: aplicabilidade, abrangência e atualidade. Os dados evidenciaram que o instrumento serve como um documento norteador do processo de observação, mediação e avaliação durante a realização de prática de Modelagem Matemática, permitindo identificar o desenvolvimento das competências pré-estabelecidas nos quadros. No entanto, também revelaram algumas limitações no seu uso em grupos maiores, nuances sobre as competências que abarca e poderia abranger, assim como aspectos que poderiam aproximá-lo mais de tendências atuais da educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432 10.3895/etr.v8n2.18432 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 117-134 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432/10265 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18432/3584 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silveira, Bianca Nóra da Agranionih, Neila Tonin |
spellingShingle |
Silveira, Bianca Nóra da Agranionih, Neila Tonin Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula |
author_sort |
Silveira, Bianca Nóra da |
title |
Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula |
title_short |
Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula |
title_full |
Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula |
title_fullStr |
Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula |
title_sort |
contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de modelagem matemática a partir de uma experiência na sala de aula |
description |
A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência desenvolvida em uma turma de Ensino Médio do município de Curitiba – PR? Com vistas a trazer respostas para esta questão, foi definido como objetivo da pesquisa: analisar os aspectos que emergem de uma experiência de sala de aula no uso de um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática. A pesquisa envolveu a realização de uma atividade com Modelagem Matemática, no período letivo de 2023 em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com 14 alunos. Os dados foram coletados a partir de registros de observação, registros dos alunos e gravações em áudio. Foram analisados a partir dos aspectos: aplicabilidade, abrangência e atualidade. Os dados evidenciaram que o instrumento serve como um documento norteador do processo de observação, mediação e avaliação durante a realização de prática de Modelagem Matemática, permitindo identificar o desenvolvimento das competências pré-estabelecidas nos quadros. No entanto, também revelaram algumas limitações no seu uso em grupos maiores, nuances sobre as competências que abarca e poderia abranger, assim como aspectos que poderiam aproximá-lo mais de tendências atuais da educação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18432 |
_version_ |
1808615588979802112 |
score |
10,814766 |