Ensino de ciências e questões sociocientíficas na formação de professores dos anos iniciais em escolas do campo

A prática docente é caracterizada por elementos idiossincráticos, pois deriva de vertentes variadas, tais como: tipo de formação inicial, experiências de vida profissional, prática cotidiana, formação continuada, entre outras. Dentre tais nuances que culminam na práxis do professor, o objeto desta p...

ver descrição completa

Principais autores: França, Josieli de Fatima Rodrigues de, Alves, João Amadeus Pereira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18935
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A prática docente é caracterizada por elementos idiossincráticos, pois deriva de vertentes variadas, tais como: tipo de formação inicial, experiências de vida profissional, prática cotidiana, formação continuada, entre outras. Dentre tais nuances que culminam na práxis do professor, o objeto desta pesquisa em nível de Mestrado em Ensino de Ciências situa-se na interface formação continuada em serviço e a prática pedagógica. Desse modo, o objetivo do estudo é investigar as contribuições que um curso de formação continuada para docentes em serviço com foco na abordagem de questões sociocientíficas pode trazer para o aprofundamento da compreensão da prática pedagógica. Tal abordagem foi escolhida dada a sua natureza que favorece o aprofundamento de questões científicas que impactam social e culturalmente a todos, podendo gerar um posicionamento mais crítico pelos professores. A pesquisa caracterizou-se como colaborativa e coletiva, do tipo participante e foi desenvolvida com docentes polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam nas escolas do Campo em um município da Região Metropolitana de Curitiba. Os dados foram constituídos através do registro dos encontros formativos e apreciados por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados parciais indicam um impacto positivo decorrente do trabalho coletivo e colaborativo para tratar de temas controversos, evidenciando maior profundidade quanto às concepções relacionadas ao ensino de Ciências, das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, bem como na forma com que esses docentes se organizam, planejam e compartilham para abordar questões sociocientíficas quando são colocados a abordar questões controversas.