Efeito da aprendizagem baseada no Método de Projetos e na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa na retenção do conhecimento: uma análise quantitativa
Alunos das disciplinas de Física Básica dos cursos de Engenharia, em muitos casos têm dificuldade de relacionar conteúdos de Física com sua futura área de atuação, o que consequentemente pode promover um aumento de reprovação, evasão e diminuição da aprendizagem significativa em favor da aprendizage...
Principais autores: | Parisoto, Mara Fernanda, Moreira, Marco Antonio, Kilian, Alex Sandre |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2110 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Alunos das disciplinas de Física Básica dos cursos de Engenharia, em muitos casos têm dificuldade de relacionar conteúdos de Física com sua futura área de atuação, o que consequentemente pode promover um aumento de reprovação, evasão e diminuição da aprendizagem significativa em favor da aprendizagem mecânica. Visando minimizar esta realidade, elaborou-se um material potencialmente significativo, integrando Método de Projetos e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. A proposta foi aplicada para ensinar o conteúdo de Termodinâmica em duas turmas de 80 alunos. Em uma terceira turma foi ministrado o conteúdo a partir de aulas expositivas seguidas de resolução de problemas. Com o auxilio de análise estatística dos testes aplicados nas turmas, observou-se indícios de aprendizagem significativa e maior retenção no grupo experimental em relação à turma de controle, nos conhecimentos procedimentais, conceituais e de aplicação. Esses resultados fornecem indicativos de que a estratégia aqui proposta é potencialmente facilitadora da aprendizagem significativa. |
---|