PERFIL SENSORIAL E ACEITAÇÃO DE NÉCTARES DE GOIABA INDUSTRIALIZADOS

Provadores selecionados e treinados avaliaram aparência, aroma, sabor de néctares de goiaba industrializados e comercializados na região de Campinas - SP, utilizando a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). O teste de aceitação e intenção de compra foi conduzido em laboratório com 40 provadores não...

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Principais autores: Kawaguti, Haroldo Yukio, Ciampone, Suziley, Barros-Marcellini, Aline Motta, Hofsetz, Kelly, Perez, Renata Monteiro, Cavalheiro, Sílvia Ferreira Lima, Siqueira, Priscila Becker, Pio, Tatiana Fontes, Brito, Carlos Alexandre Koguishi de, Bolini, Helena Maria André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/261
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spelling peri-article-2612009-03-18T19:10:45Z PERFIL SENSORIAL E ACEITAÇÃO DE NÉCTARES DE GOIABA INDUSTRIALIZADOS Kawaguti, Haroldo Yukio Ciampone, Suziley Barros-Marcellini, Aline Motta Hofsetz, Kelly Perez, Renata Monteiro Cavalheiro, Sílvia Ferreira Lima Siqueira, Priscila Becker Pio, Tatiana Fontes Brito, Carlos Alexandre Koguishi de Bolini, Helena Maria André Provadores selecionados e treinados avaliaram aparência, aroma, sabor de néctares de goiaba industrializados e comercializados na região de Campinas - SP, utilizando a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). O teste de aceitação e intenção de compra foi conduzido em laboratório com 40 provadores não treinados, em cabines individuais, utilizando a escala hedônica não estruturada de 9 cm. As amostras foram apresentadas segundo delineamento experimental de blocos completos balanceados e os resultados foram analisados aplicando a Análise de Variância (ANOVA). A ADQ mostrou que houve diferença significativa em relação à cor vermelho-rosado, viscosidade aparente, aroma e sabor de goiaba fresca e arenosidade. O teste de consumidor indicou que apesar da aceitação das amostras 1 e 3 não serem significativamente diferentes (p Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/261 10.3895/S1981-36862007000200008 Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 1, n. 2 (2007) 1981-3686 10.3895/S1981-368620070002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/261/229 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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description Provadores selecionados e treinados avaliaram aparência, aroma, sabor de néctares de goiaba industrializados e comercializados na região de Campinas - SP, utilizando a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). O teste de aceitação e intenção de compra foi conduzido em laboratório com 40 provadores não treinados, em cabines individuais, utilizando a escala hedônica não estruturada de 9 cm. As amostras foram apresentadas segundo delineamento experimental de blocos completos balanceados e os resultados foram analisados aplicando a Análise de Variância (ANOVA). A ADQ mostrou que houve diferença significativa em relação à cor vermelho-rosado, viscosidade aparente, aroma e sabor de goiaba fresca e arenosidade. O teste de consumidor indicou que apesar da aceitação das amostras 1 e 3 não serem significativamente diferentes (p
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