Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista

This work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early intervention...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Genice Denise de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20638
recordtype dspace
spelling riut-1-206382020-11-24T14:05:13Z Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista Difficulties encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student Oliveira, Genice Denise de Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Santos, Cidmar Ortiz dos Educação inclusiva Estudantes com deficiência Estratégias de aprendizagem Inclusive education Students with disabilities Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early interventions of ASD, children with special needs at school, teachers and their challenges to inclusive education and inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder. For the theoretical reference of the study the contribution of some researchers, such as: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira and Facion (2008). This is a bibliographical and field research, using a case study with a qualitative approach, with the use of a semi-structured interview. Two teachers of children with autism from a public school in the city of Paranavaí-PR participated in this study. Este trabalho teve como temática os desafios encontrados pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. A revisão da literatura desta pesquisa tratou das noções do autismo, quadro clinico do TEA, intervenções precoces do TEA, crianças com necessidades especiais na escola, professores e seus desafios diante da educação inclusiva e as estratégias de inclusão para alunos com Transtorno Espectro do Autismo. O levantamento bibliográfico contou com a contribuição de pesquisadores, como: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira e Facion (2008), além de outros. Além do levantamento bibliográfico, também foi realizada uma pesquisa de campo classificada como estudo de caso com enfoque qualitativo. As informações analisadas são originárias de uma entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Rede Pública de Ensino do Município de Paranavaí, PR, que trabalham com crianças autistas. 2020-11-24T14:05:13Z 2020-11-24T14:05:13Z 2018-08-13 specializationThesis OLIVEIRA, Genice Denise de. Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Estratégias de aprendizagem
Inclusive education
Students with disabilities
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Estratégias de aprendizagem
Inclusive education
Students with disabilities
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Oliveira, Genice Denise de
Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
description This work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early interventions of ASD, children with special needs at school, teachers and their challenges to inclusive education and inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder. For the theoretical reference of the study the contribution of some researchers, such as: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira and Facion (2008). This is a bibliographical and field research, using a case study with a qualitative approach, with the use of a semi-structured interview. Two teachers of children with autism from a public school in the city of Paranavaí-PR participated in this study.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Genice Denise de
author_sort Oliveira, Genice Denise de
title Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
title_short Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
title_full Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
title_fullStr Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
title_full_unstemmed Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
title_sort dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Genice Denise de. Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638
_version_ 1760451956828012544
score 10,966579