Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
This work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early intervention...
Autor principal: | Oliveira, Genice Denise de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20638 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206382020-11-24T14:05:13Z Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista Difficulties encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student Oliveira, Genice Denise de Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Santos, Cidmar Ortiz dos Educação inclusiva Estudantes com deficiência Estratégias de aprendizagem Inclusive education Students with disabilities Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early interventions of ASD, children with special needs at school, teachers and their challenges to inclusive education and inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder. For the theoretical reference of the study the contribution of some researchers, such as: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira and Facion (2008). This is a bibliographical and field research, using a case study with a qualitative approach, with the use of a semi-structured interview. Two teachers of children with autism from a public school in the city of Paranavaí-PR participated in this study. Este trabalho teve como temática os desafios encontrados pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. A revisão da literatura desta pesquisa tratou das noções do autismo, quadro clinico do TEA, intervenções precoces do TEA, crianças com necessidades especiais na escola, professores e seus desafios diante da educação inclusiva e as estratégias de inclusão para alunos com Transtorno Espectro do Autismo. O levantamento bibliográfico contou com a contribuição de pesquisadores, como: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira e Facion (2008), além de outros. Além do levantamento bibliográfico, também foi realizada uma pesquisa de campo classificada como estudo de caso com enfoque qualitativo. As informações analisadas são originárias de uma entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Rede Pública de Ensino do Município de Paranavaí, PR, que trabalham com crianças autistas. 2020-11-24T14:05:13Z 2020-11-24T14:05:13Z 2018-08-13 specializationThesis OLIVEIRA, Genice Denise de. Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação inclusiva Estudantes com deficiência Estratégias de aprendizagem Inclusive education Students with disabilities Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Educação inclusiva Estudantes com deficiência Estratégias de aprendizagem Inclusive education Students with disabilities Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Oliveira, Genice Denise de Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista |
description |
This work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early interventions of ASD, children with special needs at school, teachers and their challenges to inclusive education and inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder. For the theoretical reference of the study the contribution of some researchers, such as: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira and Facion (2008). This is a bibliographical and field research, using a case study with a qualitative approach, with the use of a semi-structured interview. Two teachers of children with autism from a public school in the city of Paranavaí-PR participated in this study. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Oliveira, Genice Denise de |
author_sort |
Oliveira, Genice Denise de |
title |
Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista |
title_short |
Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista |
title_full |
Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista |
title_fullStr |
Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista |
title_full_unstemmed |
Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista |
title_sort |
dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
OLIVEIRA, Genice Denise de. Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638 |
_version_ |
1760451956828012544 |
score |
10,966579 |