A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação

The didactic book has become an important didactic tool, especially in what concerns the teaching of Mathematics. Therefore, in this work, we are interested in investigating "What research scenarios, from Skovsmose's perspective, can be related to the mathematical statements of percentage...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Cristian Rafael Eliseu da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23970
recordtype dspace
spelling riut-1-239702021-01-26T06:10:05Z A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação The content approach percentage in textbooks according to the research scenarios Silva, Cristian Rafael Eliseu da Vertuan, Rodolfo Eduardo Vertuan, Rodolfo Eduardo Silva, Heloisa Cristina da Merli, Renato Francisco Percentagem Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Percentage Mathematics - Study and teaching Mathematical models CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The didactic book has become an important didactic tool, especially in what concerns the teaching of Mathematics. Therefore, in this work, we are interested in investigating "What research scenarios, from Skovsmose's perspective, can be related to the mathematical statements of percentage of textbooks". Thus, we aim to analyze how two textbooks, one of the fifth and another of the sixth year, address the content Percentage according to the perspective of Skovsmose learning environments. We have found that books focus on exercise scenarios, although the fifth year book considers many situations with references to semi-reality. We also propose changes in situations of books for the development of research scenarios, more specifically, Mathematical Modeling activities. O livro didático tem se constituído importante ferramenta didática, principalmente no que diz respeito ao ensino de Matemática. Por isso, nesse trabalho, nos interessamos em investigar “Quais cenários de investigação, na perspectiva de Skovsmose, podem ser relacionados aos enunciados de questões matemáticas de porcentagem de livros didático”. Desse modo, temos como objetivos analisar a forma como dois livros didáticos, um do quinto e outro do sexto ano, abordam o conteúdo Porcentagem segundo a perspectiva de ambientes de aprendizagem de Skovsmose. Verificamos que os livros privilegiam cenários de exercícios, embora o livro do quinto ano considere muitas situações com referências à semi-realidade. Propomos, ainda, modificações de situações dos livros para o desenvolvimento de cenários de investigação, mais especificamente, de atividades de Modelagem Matemática. 2021-01-25T12:26:24Z 2021-01-25T12:26:24Z 2018-06-27 bachelorThesis SILVA, Cristian Rafael Eliseu da. A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Percentagem
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Percentage
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Percentagem
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Percentage
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Cristian Rafael Eliseu da
A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
description The didactic book has become an important didactic tool, especially in what concerns the teaching of Mathematics. Therefore, in this work, we are interested in investigating "What research scenarios, from Skovsmose's perspective, can be related to the mathematical statements of percentage of textbooks". Thus, we aim to analyze how two textbooks, one of the fifth and another of the sixth year, address the content Percentage according to the perspective of Skovsmose learning environments. We have found that books focus on exercise scenarios, although the fifth year book considers many situations with references to semi-reality. We also propose changes in situations of books for the development of research scenarios, more specifically, Mathematical Modeling activities.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Cristian Rafael Eliseu da
author_sort Silva, Cristian Rafael Eliseu da
title A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
title_short A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
title_full A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
title_fullStr A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
title_full_unstemmed A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
title_sort abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SILVA, Cristian Rafael Eliseu da. A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970
_version_ 1760452852869758976
score 10,967214