Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura

The educational field is increasingly being driven by advances in technology to lead to the use of innovative teaching tools, providing changes in teaching and learning processes with teachers and students. In this perspective, Augmented Reality (AR) has a role related to these changes.This work ado...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Wellington dos Santos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25652
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25652
recordtype dspace
spelling riut-1-256522021-08-04T06:06:19Z Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura Augmented reality (AR) asan active methodology for learning the content "Solar system" in the teaching of science ­early years of elementary school: a systematic review of literature Soares, Wellington dos Santos Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça Costa Junior, Ismael Laurindo Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos Realidade aumentada Sistema solar Congressos e convenções Augmented reality Solar system Congresses and conventions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The educational field is increasingly being driven by advances in technology to lead to the use of innovative teaching tools, providing changes in teaching and learning processes with teachers and students. In this perspective, Augmented Reality (AR) has a role related to these changes.This work adopts as methodology a Systematic Literature Review (RSL) in two Annals of National Congresses and brings a contribution to teachers, in order to ally in practice the use of AR technology to their classes, while addressing the Solar System of Sciences content in class, favoring the active learning of students in Elementary School ­Early Years. As a result, 11 papers presented some relation with the proposed theme, between the editions of the Annals of CONEDU and CONAPESC in the periods (2014­2019) and (2016­2019) respectively, Congresses focused on Education, Research and Teaching in Sciences. However, none brought the specific approach of AR as an active methodology for learning this content in Elementary School I. In short, it highlights the importance and lack of attention to more research of this nature, at this basic stage of teaching and essential for the intellectual development of students. O campo educacional está cada vez mais sendo impulsionando pelos avanços da tecnologia no sentido de levar à utilização de ferramentas didáticas inovadoras, proporcionando mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem junto aos professores e alunos. Nessa perspectiva, a Realidade Aumentada (RA) têm um papel relacionado à essas mudanças. Este trabalho adota como metodologia uma Revisão Sistemática da Literatura(RSL)em dois Anais de Congressos Nacionais e, traz uma contribuição aos professores, a fim de aliar na prática o uso da tecnologia RA à suas aulas, enquanto abordam o conteúdo Sistema Solar de Ciências em classe, favorecendo a aprendizagem ativa dos educandos no Ensino Fundamental–Anos Iniciais. Como resultado, 11 trabalhos apresentaram alguma relação com o tema proposto, entre as edições dos Anais do CONEDU e CONAPESC nos períodos de (2014­2019) e (2016­2019) respectivamente, Congressos voltados à Educação, Pesquisa e ao Ensino em Ciências. Entretanto, nenhum trouxe a abordagem de maneira específica da RA enquanto metodologia ativa para a aprendizagem do referido conteúdo no Ensino Fundamental I. Em suma, ressalta a importância e a carência de atenção para mais pesquisas dessa natureza, nessa etapa basilar do ensino e imprescindível no desenvolvimento intelectual dos estudantes. 2021-08-03T19:21:18Z 2021-08-03T19:21:18Z 2020-10-03 specializationThesis SOARES, Wellington dos Santos. Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25652 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Realidade aumentada
Sistema solar
Congressos e convenções
Augmented reality
Solar system
Congresses and conventions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Realidade aumentada
Sistema solar
Congressos e convenções
Augmented reality
Solar system
Congresses and conventions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Soares, Wellington dos Santos
Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
description The educational field is increasingly being driven by advances in technology to lead to the use of innovative teaching tools, providing changes in teaching and learning processes with teachers and students. In this perspective, Augmented Reality (AR) has a role related to these changes.This work adopts as methodology a Systematic Literature Review (RSL) in two Annals of National Congresses and brings a contribution to teachers, in order to ally in practice the use of AR technology to their classes, while addressing the Solar System of Sciences content in class, favoring the active learning of students in Elementary School ­Early Years. As a result, 11 papers presented some relation with the proposed theme, between the editions of the Annals of CONEDU and CONAPESC in the periods (2014­2019) and (2016­2019) respectively, Congresses focused on Education, Research and Teaching in Sciences. However, none brought the specific approach of AR as an active methodology for learning this content in Elementary School I. In short, it highlights the importance and lack of attention to more research of this nature, at this basic stage of teaching and essential for the intellectual development of students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Soares, Wellington dos Santos
author_sort Soares, Wellington dos Santos
title Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
title_short Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
title_full Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
title_sort realidade aumentada (ra) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “sistema solar” no ensino de ciências ­anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SOARES, Wellington dos Santos. Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25652
_version_ 1805302840428593152
score 10,814766