Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17...
Autor principal: | Lima, Leandra Letícia de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28481 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-284812022-05-13T06:08:20Z Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas Lima, Leandra Letícia de Justulin, Andresa Maria Justulin, Andresa Maria Araman, Eliane Maria de Oliveira Fontanini, Maria Lucia de Carvalho Solução de problemas Estudantes do ensino fundamental Estudantes do ensino fundamental Problem solving School children Performance CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17 students from the 6th year of elementary school. The instrument for data collection consisted of six different types of problems. The interaction with the students took place online, and the records of the resolutions made by the participants were presented with the sending of a photo, from an online platform. Thus, it was possible to analyze the students' resolution strategies and conclude that the most used by them were the use of basic operations and intuitive thinking. Regarding performance, in the standard-compound type problem, the participants did better compared to the others. O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho e as estratégias de alunos do Ensino Fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. A fundamentação teórica abrange a resolução de problemas, os tipos de problemas e as estratégias de resolução. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e os participantes foram 17 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O instrumento para coleta de dados foi constituído por seis problemas de diferentes tipos. A interação com os alunos ocorreu de forma online, e os registros das resoluções feitas pelos participantes foram apresentados com envio de uma foto, a partir de uma plataforma online. Dessa forma foi possível analisar as estratégias de resoluções dos alunos e concluir que as mais utilizadas por eles foram o uso das operações básicas e do pensamento intuitivo. Em relação ao desempenho, no problema do tipo padrão-composto foi que os participantes se saíram melhor se comparado aos demais. 2022-05-12T20:46:46Z 2022-05-12T20:46:46Z 2021-04-28 bachelorThesis LIMA, Leandra Letícia de. Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Solução de problemas Estudantes do ensino fundamental Estudantes do ensino fundamental Problem solving School children Performance CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Solução de problemas Estudantes do ensino fundamental Estudantes do ensino fundamental Problem solving School children Performance CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Lima, Leandra Letícia de Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas |
description |
This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17 students from the 6th year of elementary school. The instrument for data collection consisted of six different types of problems. The interaction with the students took place online, and the records of the resolutions made by the participants were presented with the sending of a photo, from an online platform. Thus, it was possible to analyze the students' resolution strategies and conclude that the most used by them were the use of basic operations and intuitive thinking. Regarding performance, in the standard-compound type problem, the participants did better
compared to the others. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Lima, Leandra Letícia de |
author_sort |
Lima, Leandra Letícia de |
title |
Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas |
title_short |
Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas |
title_full |
Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas |
title_fullStr |
Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas |
title_full_unstemmed |
Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas |
title_sort |
desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
LIMA, Leandra Letícia de. Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481 |
_version_ |
1805316011336925184 |
score |
10,814766 |