Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas

This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Leandra Letícia de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28481
recordtype dspace
spelling riut-1-284812022-05-13T06:08:20Z Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas Lima, Leandra Letícia de Justulin, Andresa Maria Justulin, Andresa Maria Araman, Eliane Maria de Oliveira Fontanini, Maria Lucia de Carvalho Solução de problemas Estudantes do ensino fundamental Estudantes do ensino fundamental Problem solving School children Performance CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17 students from the 6th year of elementary school. The instrument for data collection consisted of six different types of problems. The interaction with the students took place online, and the records of the resolutions made by the participants were presented with the sending of a photo, from an online platform. Thus, it was possible to analyze the students' resolution strategies and conclude that the most used by them were the use of basic operations and intuitive thinking. Regarding performance, in the standard-compound type problem, the participants did better compared to the others. O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho e as estratégias de alunos do Ensino Fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. A fundamentação teórica abrange a resolução de problemas, os tipos de problemas e as estratégias de resolução. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e os participantes foram 17 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O instrumento para coleta de dados foi constituído por seis problemas de diferentes tipos. A interação com os alunos ocorreu de forma online, e os registros das resoluções feitas pelos participantes foram apresentados com envio de uma foto, a partir de uma plataforma online. Dessa forma foi possível analisar as estratégias de resoluções dos alunos e concluir que as mais utilizadas por eles foram o uso das operações básicas e do pensamento intuitivo. Em relação ao desempenho, no problema do tipo padrão-composto foi que os participantes se saíram melhor se comparado aos demais. 2022-05-12T20:46:46Z 2022-05-12T20:46:46Z 2021-04-28 bachelorThesis LIMA, Leandra Letícia de. Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Solução de problemas
Estudantes do ensino fundamental
Estudantes do ensino fundamental
Problem solving
School children
Performance
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Solução de problemas
Estudantes do ensino fundamental
Estudantes do ensino fundamental
Problem solving
School children
Performance
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Lima, Leandra Letícia de
Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
description This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17 students from the 6th year of elementary school. The instrument for data collection consisted of six different types of problems. The interaction with the students took place online, and the records of the resolutions made by the participants were presented with the sending of a photo, from an online platform. Thus, it was possible to analyze the students' resolution strategies and conclude that the most used by them were the use of basic operations and intuitive thinking. Regarding performance, in the standard-compound type problem, the participants did better compared to the others.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Lima, Leandra Letícia de
author_sort Lima, Leandra Letícia de
title Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
title_short Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
title_full Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
title_fullStr Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
title_full_unstemmed Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
title_sort desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation LIMA, Leandra Letícia de. Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481
_version_ 1805316011336925184
score 10,814766