Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
This study proposes a reflection on the scientific assumptions of Active Learning Methodologies, especially regarding peer instruction, peer learning. In terms of methodology, the research encompasses field study, bibliographic, descriptive and analytical methods. The proposal was applied together w...
Principais autores: | Dutra, Alessandra, Soares, José Willian Silva, Figueiredo, Márcia Camilo, Gomes, Letícia Borges |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Londrina
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28528 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-285282022-05-17T06:08:21Z Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares Use of peer instruction in chemical content learning: preliminary constributions Dutra, Alessandra Soares, José Willian Silva Figueiredo, Márcia Camilo Gomes, Letícia Borges Ensino entre pares Aprendizagem ativa Química (Ensino médio) Peer teaching Active learning Chemistry (High School) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study proposes a reflection on the scientific assumptions of Active Learning Methodologies, especially regarding peer instruction, peer learning. In terms of methodology, the research encompasses field study, bibliographic, descriptive and analytical methods. The proposal was applied together with students of Chemistry at a high school public in the city of Londrina, Brazil. The results showed that this methodology can be effective and assist students in the teaching and learning process. The students presented higher scores than those recommended by the authors who analyze activities involving active learning methodologies. Este estudo propõe uma reflexão sobre os pressupostos científicos das Metodologias Ativas de Aprendizagem, sobretudo no que tange ao Peer Instruction, aprendizagem por pares. Em termos de metodologia, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo, bibliográfica, descritiva e analítica. A proposta foi aplicada junto a alunos de Química de uma escola pública de Ensino Médio da cidade de Londrina-PR. Os resultados mostraram que esta metodologia pode ser eficaz em auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Nos resultados grande parte dos alunos apresentaram acertos maiores dos preconizados pelos autores que analisam atividades envolvendo metodologias ativas de aprendizagem. 2022-05-16T23:21:28Z 2022-05-16T23:21:28Z 2019 article DUTRA, Alessandra et al. Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2019. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume12/2/1202Sumario.htm. Acesso em: 16 maio 2022. 1984-154X http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528 por Ciência em Tela http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume12/2/1202Sumario.htm openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Londrina Brasil |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino entre pares Aprendizagem ativa Química (Ensino médio) Peer teaching Active learning Chemistry (High School) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ensino entre pares Aprendizagem ativa Química (Ensino médio) Peer teaching Active learning Chemistry (High School) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dutra, Alessandra Soares, José Willian Silva Figueiredo, Márcia Camilo Gomes, Letícia Borges Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares |
description |
This study proposes a reflection on the scientific assumptions of Active Learning Methodologies, especially regarding peer instruction, peer learning. In terms of methodology, the research encompasses field study, bibliographic, descriptive and analytical methods. The proposal was applied together with students of Chemistry at a high school public in the city of Londrina, Brazil. The results showed that this methodology can be effective and assist students in the teaching and learning process. The students presented higher scores than those recommended by the authors who analyze activities involving active learning methodologies. |
format |
Artigo |
author |
Dutra, Alessandra Soares, José Willian Silva Figueiredo, Márcia Camilo Gomes, Letícia Borges |
author_sort |
Dutra, Alessandra |
title |
Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares |
title_short |
Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares |
title_full |
Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares |
title_fullStr |
Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares |
title_full_unstemmed |
Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares |
title_sort |
uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares |
publisher |
Londrina |
publishDate |
2022 |
citation |
DUTRA, Alessandra et al. Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2019. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume12/2/1202Sumario.htm. Acesso em: 16 maio 2022. 1984-154X |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528 |
_version_ |
1805307439842590720 |
score |
10,814766 |