Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares

This study proposes a reflection on the scientific assumptions of Active Learning Methodologies, especially regarding peer instruction, peer learning. In terms of methodology, the research encompasses field study, bibliographic, descriptive and analytical methods. The proposal was applied together w...

ver descrição completa

Principais autores: Dutra, Alessandra, Soares, José Willian Silva, Figueiredo, Márcia Camilo, Gomes, Letícia Borges
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Londrina 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28528
recordtype dspace
spelling riut-1-285282022-05-17T06:08:21Z Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares Use of peer instruction in chemical content learning: preliminary constributions Dutra, Alessandra Soares, José Willian Silva Figueiredo, Márcia Camilo Gomes, Letícia Borges Ensino entre pares Aprendizagem ativa Química (Ensino médio) Peer teaching Active learning Chemistry (High School) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study proposes a reflection on the scientific assumptions of Active Learning Methodologies, especially regarding peer instruction, peer learning. In terms of methodology, the research encompasses field study, bibliographic, descriptive and analytical methods. The proposal was applied together with students of Chemistry at a high school public in the city of Londrina, Brazil. The results showed that this methodology can be effective and assist students in the teaching and learning process. The students presented higher scores than those recommended by the authors who analyze activities involving active learning methodologies. Este estudo propõe uma reflexão sobre os pressupostos científicos das Metodologias Ativas de Aprendizagem, sobretudo no que tange ao Peer Instruction, aprendizagem por pares. Em termos de metodologia, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo, bibliográfica, descritiva e analítica. A proposta foi aplicada junto a alunos de Química de uma escola pública de Ensino Médio da cidade de Londrina-PR. Os resultados mostraram que esta metodologia pode ser eficaz em auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Nos resultados grande parte dos alunos apresentaram acertos maiores dos preconizados pelos autores que analisam atividades envolvendo metodologias ativas de aprendizagem. 2022-05-16T23:21:28Z 2022-05-16T23:21:28Z 2019 article DUTRA, Alessandra et al. Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2019. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume12/2/1202Sumario.htm. Acesso em: 16 maio 2022. 1984-154X http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528 por Ciência em Tela http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume12/2/1202Sumario.htm openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Londrina Brasil
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino entre pares
Aprendizagem ativa
Química (Ensino médio)
Peer teaching
Active learning
Chemistry (High School)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino entre pares
Aprendizagem ativa
Química (Ensino médio)
Peer teaching
Active learning
Chemistry (High School)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dutra, Alessandra
Soares, José Willian Silva
Figueiredo, Márcia Camilo
Gomes, Letícia Borges
Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
description This study proposes a reflection on the scientific assumptions of Active Learning Methodologies, especially regarding peer instruction, peer learning. In terms of methodology, the research encompasses field study, bibliographic, descriptive and analytical methods. The proposal was applied together with students of Chemistry at a high school public in the city of Londrina, Brazil. The results showed that this methodology can be effective and assist students in the teaching and learning process. The students presented higher scores than those recommended by the authors who analyze activities involving active learning methodologies.
format Artigo
author Dutra, Alessandra
Soares, José Willian Silva
Figueiredo, Márcia Camilo
Gomes, Letícia Borges
author_sort Dutra, Alessandra
title Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
title_short Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
title_full Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
title_fullStr Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
title_full_unstemmed Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
title_sort uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
publisher Londrina
publishDate 2022
citation DUTRA, Alessandra et al. Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2019. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume12/2/1202Sumario.htm. Acesso em: 16 maio 2022.
1984-154X
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528
_version_ 1805307439842590720
score 10,814766