Serious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciências

Acompanha: Serious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciências

Autor principal: Palha, Guilherme da Silva
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29233
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spelling riut-1-292332022-08-12T06:06:14Z Serious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciências Serious games: a conceptual approach to game based learning in science teaching Palha, Guilherme da Silva Camargo Filho, Paulo Sérgio de https://orcid.org/0000-0002-2407-4878 http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 Damasceno, Eduardo Filgueiras https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 Camargo Filho, Paulo Sérgio de https://orcid.org/0000-0002-2407-4878 http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 Mammana, Victor Pellegrini https://orcid.org/0000-0002-5797-5656 http://lattes.cnpq.br/1233426348464268 Jogos educativos Aprendizagem ativa Ensino criativo Ciência - Estudo e ensino Educational games Active learning Creative teaching Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Serious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciências All of us, at some point in our lives, have come across some kind of game. Authors point out that it is undeniable the presence of games in all societies, characterized as timeless activities with certain social relevance. Thus, the games were incorporated into the cultures and permeated the social institutions, including the school environment. A relevant question arises, which is the core of this research: is it possible to learn by playing? To answer this question, we should revisit the history of our country, tracing an itinerary of the periods faced until the present day, analyzing the beginning and the evolution of the pedagogical methods used, trying to find moments that indicate the use of active methodologies. We must also analyze the social context, in such a way that some definitions associated with the term game may be far from the real meaning. To be able to investigate the totality of the word game and all associated terms, we used philosophy. The theoretical foundations that guided the research are related to Game based learning (GBL), authors that correspond to the fields of knowledge mentioned above. Seeking to give a better contour to GBL, we used the term Serious Games understood as games directed to the fulfillment of educational goals in its various aspects. In possession of the theoretical framework, a research was conducted to verify the games available for science teachers, in a qualitative and quantitative way. The results led to the proposition of an educational product that seeks to contribute to the teacher's education, whether initial or continuing, through the stages of Instructional Design. The goal was to understand the subject, the scenario, and the tools available, so that the teacher can create their own games and make their files available in digital repositories. Todos nós em algum momento de nossas vidas nos deparamos com algum tipo de jogo. Autores apontam que é inegável a presença dos jogos em todas as sociedades, caracterizando-se como atividades atemporais com certa relevância social. Sendo assim, os jogos foram incorporados às culturas e permearam as instituições sociais, entre elas, o ambiente escolar. Levanta-se uma pergunta relevante, que é o cerne desta pesquisa: é possível aprender jogando? Para respondermos essa questão, devemos revisitar a história do nosso país traçando uma linha temporal que nos permita analisar os períodos históricos e suas características, identificando o início e a evolução dos métodos pedagógicos utilizados, buscando encontrar momentos que indiquem a utilização de metodologias ativas. Devemos também analisar o contexto social, de tal forma que algumas definições associadas ao termo jogo, podem estar distantes do real sentido. Para conseguirmos investigar a totalidade da palavra jogo e todos os termos associados, utilizamos a filosofia. Os fundamentos teóricos que nortearam a pesquisa, estão relacionados ao Game-based Learning (GBL), tendo como base autores que correspondem aos campos de conhecimentos citados acima. Buscando dar melhor contorno ao GBL, utilizou-se o termo Serious Games compreendido como jogos direcionados ao cumprimento de objetivos educacionais em seus variados aspectos. De posse do arcabouço teórico, uma pesquisa foi realizada, para verificar os jogos disponíveis para professores de ciências, de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados conduziram a proposição de um produto educacional, que busca contribuir com a formação do professor, seja ela inicial ou continuada, por meio das etapas do Design Instrucional. Buscou-se entender o sujeito, o cenário e as ferramentas disponíveis, para que o professor consiga criar seus próprios jogos e disponibilize seus arquivos em repositórios digitais. 2022-08-11T21:06:02Z 2022-08-11T21:06:02Z 2022-06-03 masterThesis PALHA, Guilherme da Silva. Serious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29233 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
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