Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que minist...

ver descrição completa

Principais autores: dos Reis Franco, Anderson Ercílio, Passos, Marinez Meneghello, Neves, Marcos Cesar Danhoni
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ministravam aulas em classes regulares de ensino de uma escola pública no município de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Para a organização e interpretação dos dados, pautamo-nos em procedimentos da Análise de Conteúdo, que nos possibilitou evidenciar duas categorias: i) O AEE como um espaço sem consonância com a classe regular e ii) Carreira docente e o processo de inclusão, como representativas das percepções desses docentes a respeito do AEE. Além disso, por meio dos depoimentos desses cinco docentes, pode-se concluir que a resistência e a ausência relativas à formação continuada contribuiu para a elaboração errônea da função do professor diante do Atendimento Educacional Especializado.