Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que minist...
Principais autores: | dos Reis Franco, Anderson Ercílio, Passos, Marinez Meneghello, Neves, Marcos Cesar Danhoni |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18053 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-180532024-07-12T17:48:55Z Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado dos Reis Franco, Anderson Ercílio Passos, Marinez Meneghello Neves, Marcos Cesar Danhoni Educação / Tópicos específicos em educação Atendimento Educacional Especializado; Formação de professores; Educação Especial e Inclusiva. Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ministravam aulas em classes regulares de ensino de uma escola pública no município de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Para a organização e interpretação dos dados, pautamo-nos em procedimentos da Análise de Conteúdo, que nos possibilitou evidenciar duas categorias: i) O AEE como um espaço sem consonância com a classe regular e ii) Carreira docente e o processo de inclusão, como representativas das percepções desses docentes a respeito do AEE. Além disso, por meio dos depoimentos desses cinco docentes, pode-se concluir que a resistência e a ausência relativas à formação continuada contribuiu para a elaboração errônea da função do professor diante do Atendimento Educacional Especializado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-07-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053 10.3895/rtr.v9n0.18053 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053/10233 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
dos Reis Franco, Anderson Ercílio Passos, Marinez Meneghello Neves, Marcos Cesar Danhoni |
spellingShingle |
dos Reis Franco, Anderson Ercílio Passos, Marinez Meneghello Neves, Marcos Cesar Danhoni Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado |
author_sort |
dos Reis Franco, Anderson Ercílio |
title |
Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado |
title_short |
Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado |
title_full |
Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado |
title_sort |
percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado |
description |
Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ministravam aulas em classes regulares de ensino de uma escola pública no município de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Para a organização e interpretação dos dados, pautamo-nos em procedimentos da Análise de Conteúdo, que nos possibilitou evidenciar duas categorias: i) O AEE como um espaço sem consonância com a classe regular e ii) Carreira docente e o processo de inclusão, como representativas das percepções desses docentes a respeito do AEE. Além disso, por meio dos depoimentos desses cinco docentes, pode-se concluir que a resistência e a ausência relativas à formação continuada contribuiu para a elaboração errônea da função do professor diante do Atendimento Educacional Especializado. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053 |
_version_ |
1805625900245450752 |
score |
10,814766 |