Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que minist...

ver descrição completa

Principais autores: dos Reis Franco, Anderson Ercílio, Passos, Marinez Meneghello, Neves, Marcos Cesar Danhoni
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18053
recordtype ojs
spelling peri-article-180532024-07-12T17:48:55Z Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado dos Reis Franco, Anderson Ercílio Passos, Marinez Meneghello Neves, Marcos Cesar Danhoni Educação / Tópicos específicos em educação Atendimento Educacional Especializado; Formação de professores; Educação Especial e Inclusiva. Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ministravam aulas em classes regulares de ensino de uma escola pública no município de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Para a organização e interpretação dos dados, pautamo-nos em procedimentos da Análise de Conteúdo, que nos possibilitou evidenciar duas categorias: i) O AEE como um espaço sem consonância com a classe regular e ii) Carreira docente e o processo de inclusão, como representativas das percepções desses docentes a respeito do AEE. Além disso, por meio dos depoimentos desses cinco docentes, pode-se concluir que a resistência e a ausência relativas à formação continuada contribuiu para a elaboração errônea da função do professor diante do Atendimento Educacional Especializado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-07-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053 10.3895/rtr.v9n0.18053 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053/10233 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author dos Reis Franco, Anderson Ercílio
Passos, Marinez Meneghello
Neves, Marcos Cesar Danhoni
spellingShingle dos Reis Franco, Anderson Ercílio
Passos, Marinez Meneghello
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
author_sort dos Reis Franco, Anderson Ercílio
title Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
title_short Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
title_full Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
title_fullStr Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
title_sort percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
description Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ministravam aulas em classes regulares de ensino de uma escola pública no município de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Para a organização e interpretação dos dados, pautamo-nos em procedimentos da Análise de Conteúdo, que nos possibilitou evidenciar duas categorias: i) O AEE como um espaço sem consonância com a classe regular e ii) Carreira docente e o processo de inclusão, como representativas das percepções desses docentes a respeito do AEE. Além disso, por meio dos depoimentos desses cinco docentes, pode-se concluir que a resistência e a ausência relativas à formação continuada contribuiu para a elaboração errônea da função do professor diante do Atendimento Educacional Especializado.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18053
_version_ 1805625900245450752
score 10,814766