A importância das inovações para a indústria alimentícia: um estudo de caso da empresa apetitoso alimentos
Diante da alta competitividade do mercado e das exigências do consumidor, as inovações constituem-se de importante ferramenta para que as empresas possam crescer e manterem-se competitivas, sejam elas de grande ou pequeno porte. Nesse sentido, o objetivo deste estudo de caso foi identificar as inova...
Principais autores: | Silvério, Gabriela Barros, Sanches, Marcelo Zuchi, Watanabe, Érika, José, Ana Carolina da Silva, Ribas, Carlos Alberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4257 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Diante da alta competitividade do mercado e das exigências do consumidor, as inovações constituem-se de importante ferramenta para que as empresas possam crescer e manterem-se competitivas, sejam elas de grande ou pequeno porte. Nesse sentido, o objetivo deste estudo de caso foi identificar as inovações e avaliar a importância das mesmas para a Apetitoso, uma empresa de pequeno porte do setor alimentício situada na cidade de Londrina (PR). Paralelamente, realizou-se uma comparação dos dados obtidos com os divulgados pela Pintec 2011. Utilizando a metodologia de entrevista estruturada, baseada em um roteiro enviado previamente ao diretor da empresa em questão, verificou-se que a mesma buscou ser inovadora na totalidade de seu portfólio, desenvolvendo produtos diferenciados que buscam nichos de mercado ainda não explorados, além de inovações de processos, organizacional e nas estratégias de marketing. Em relação aos dados divulgados pela Pintec 2011, foi possível constatar que o percentual do faturamento da empresa disponibilizado para as inovações é de 5%, enquanto a média nacional foi de 2,37%. Com isso, conclui-se que a parcela do faturamento direcionado às inovações é o diferencial responsável pelo sucesso da empresa no mercado, mesmo tendo em vista o seu pequeno porte e a grandeza de seus concorrentes. Palavras-chave: Inovação, Pintec, Apetitoso. |
---|